quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AS BOLHAS

                                 

     Para a dermatologista Denise Steiner, uma boa forma de prevenção é evitar usar sapatos novos por um período muito longo e amaciá-los com o uso gradual. Além disso, a dermatologista alerta para o uso de calçados muito apertados ou muito largos.

    Quem não conseguiu escapar das incômodas bolhas deve evitar ao máximo furá-las. "Assim você evitará o risco de infecção", declara a dermatologista Denise Steiner. "A bolha tende a secar em uma ou duas semanas. É recomendado romper a bolha somente em caso de dor e para isso é necessário utilizar uma agulha fina e esterelizada, fazer pequeno furo e drenar o líquido. Não se deve arrancar o 'teto' da bolha, que serve como proteção à pele", explica.

    A podóloga Gisele ainda acrescenta que as meias utilizadas também exercem papel muito importante na prevenção das bolhas. "É preciso verificar o perfeito ajuste nos pés. As meias devem ser de preferência sem costura ou com o mínimo possível", conta.

    Mantenha um curativo com vaselina e micropore até que ela seque. Pode-se utilizar pomada que ajuda a cicatrizar. Não é recomendado expor ao sol até a cicatrização completa, para que não apareçam manchas nos pés", enfatiza Denise.
                                                                 
    Segundo a podóloga Gisele Christina da Silva, as bolhas são o acúmulo de fluido entre as camadas interna e externa da pele. Elas surgem com o excesso de atrito, como no caso de calçados apertados ou ainda por queimaduras ocasionadas pelo frio, calor ou muito sol, doenças na pele, alergias e irritações na pele provocadas por agentes químicos.


   "Você deve estar atento para se certificar de que as bolhas nos pés não estejam relacionadas a outras doenças dermatológicas como herpes, disidrose e micose dos pés".

    A região afetada pode se encher de um líquido incolor ou se tornar avermelhada caso haja rompimento de algum vaso. Quem tem a pele mais fina, como no caso dos idosos, pode ter bolhas com mais freqüência, já que facilmente se perde a camada de gordura da pele.

    Os pacientes diabéticos devem examinar seus pés diariamente e evitar qualquer tipo de lesão por terem deficiência na cicatrização dos pés. Ao surgimento de bolhas ou qualquer outro tipo de lesão, o ideal é comunicar ao seu médico, podólogo ou a equipe de saúde de diabetes".
                                                      

Fonte:
Site Saúde Terra
Dermatologista:Denise Sternei
Podóloga:Gisele Cristina da Silva
Imagens de Ilustração: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário