segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CUIDADO COM OS PÉS NO VERÃO

                         

Com a chegada do calor, os pés e as mãos geralmente ficam expostos à água do mar e da piscina, ao sol, ao vento, à areia da praia. Para ambos, a regra fundamental durante o verão é jamais esquecer de também protegê-los com bloqueador solar. Se eles não estiverem bem cuidados, ficam mais suscetíveis à ocorrência de ressecamento, queimaduras, frieiras, micoses, calosidade em excesso. Quem tem esses problemas, deve consultar um podólogo ou especialista regularmente.  Os pés podem ser hidratados com cremes à base de uréia, ervas aromáticas ou tratamento com parafina. Para quem tem pele seca, é recomendado usar uma vez por semana cremes abrasivos com sílica. A pomada de vaselina salicilada 10% é o ideal para atenuar os calcanhares rachados. O método da parafina – que clareia, hidrata e regenera a pele do pé – deve pedir ajuda a um especialista. Após o uso de um gel esfoliante e uma loção tonificante, os pés são submetidos a um aparelho de alta freqüência que massageia e hidrata. Depois são imersos numa solução aquecida com parafina que esfria e vira uma máscara  Para remover um pouco da pele grossa formada pelos calos, o ideal é usar uma pedra-pome para esfregar os pés durante o banho. Após sair do banho, um creme calmante, contendo óleos essenciais como limão, alfazema ou hortelã-pimenta, deve ser aplicado no local. Outros cremes com vitamina E ou com óleo de alfazema podem ser utilizados como alternativa.   

                           DICAS

Uréia
Apresenta alto poder hidratante e higroscópico (grande capacidade de retenção de água).


Ácido SalicílicoApresenta efeito antiinflamatório e queratolítico. Auxilia na renovação da pele, amenizando o processo de hiperqueratinização celular. É utilizado para eliminar calosidades e peles ásperas.

CalêndulaApresenta ação antiinflamatória, emoliente, anti-séptica, calmante e cicatrizante. A absorção cutânea é rápida. Pode ser utilizada no tratamento de feridas e queimaduras. Auxilia na recuperação de infecções de pele e é igualmente potente contra infecções fúngicas e bacterianas. Estimula a regeneração dos tecidos. 

Sorbitol
É um excelente umectante para a pele. 
              
                                                      
(Fonte:Blog Spasso Felix -A Moda dos seus pés- Imagens:Google-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário