PODOLOGIA vem do grego arcaico: prefixo PODO= Pé (Pés) e sufixo LOGOS= Tratado.
É a ciência que trata dos pés. PODÓLOGO é o profissional que aplica toda terapia nos pés com estudo téncnio e cinetífico adequado em Podologia.
A profissão de Podólogo foi regulamentada como "atividade afins da madicina", pelo decreto lei de 1957.
A Podologia como ciência ainda é nova, portanto muitos tabus, mitos, desinformações ainda são comuns.
A Podologia é um ramo auxiliar da área da saúde cuja atuação concentra-se na anatomia dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo dessa forma, implementar tratamento prescrito por profissionais da área médica.
O Brasil já é possuidor de Podólogos graduados de nível superiror, podendo prosseguir seus estudos em pós graduação, mestrado e doutorado. O primeiro curso de graduação em nível superior brasileiro aconteceu no ano de 2008. Para graduar-se em Podologia, exige que o aluno passe em um processo seletivo e depois se matricule para estudar durante dois anos; 2.880 horas/aula, podendo ao fim do curso receber um diploma de Graduado em Podologia.
As podopatias incluídas à Podologia: Bolhas, Bicho-do-pé, Psoríase, Calos, Correção de unha, Pé-de-atleta, Pé diabético, Pé infantil, Rachaduras, Unha cravada, Verrugas, Uso de Fressa, Alta frequência.
Uma frase muito importante e reflexiva para os Podólogos vem do Podólogo Orlando Madella Jr. Ele registra:
"A CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO NA ÁREA DE PODOLOGIA RESIDE NUM ÚNICO FATOR: AMAR A PODOLOGIA"
Nenhum comentário:
Postar um comentário